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DICAS, FITNESS

5 FORMAS DE SER FIT MESMO À SECRETÁRIA

20 Junho, 2017

 

Decidi escrever este post no preciso momento em que chego a casa, depois de uma bela meia-hora de trânsito intenso. Claro que na loucura das buzinadelas e do desespero para chegar a casa no meio deste calor infernal my mind started to wonder

E constatei o seguinte:”espera lá, hoje passei o meu dia TODO sentada”.

WHAT!??!

 

Tirando a parte em que na minha hora do almoço fui ao ginásio estive mais de 6 horas com o meu rabo alapado à cadeira da secretária. QUE HORROR!!!

 

Não há de uma pessoa questionar onde está o seu rabo-bombado ou a sua barriga-chapada?! Sumiu-se entre um email e um texto.

 

Querem como eu ter uma atitude mais saudável e fitness enquanto estamos no escritório?!

 

Então atentem-me a estas 5 dicas para sermos mais FIT à secretária:

 

 

1. USEM TODOS OS MINUTOS QUE TÊM DISPONÍVEIS

 

 

Falo por mim, uma vez que estou sentada durante grande parte do meu dia – temos que fazer um upgrade desse momento.

Contra mim falo, que entro muitas vezes em modo super-concentrada-autista e quando percebo já se passaram 3h e estou na mesma posição. Não pode ser!

Temos que nos levantar sempre que seja possível. Se não conseguirem fazer isso, coloquem alertas no telemóvel para se levantarem.

Se ainda acham que estes pequenos esforços não são suficientes, experimentem pequenas alterações nas rotinas como: andar do carro até à secretária; subir as escadas do escritório em vez de usar o elevador; andar pelo bairro na hora do almoço; se possível ir de casa ao trabalho a pé; ir a pé para o ginásio; entre outras opções. escolham aquelas que melhor servem a vossa rotina diária e que vocês achem que conseguem incorporar na vossa vida sem grandes magalomanias.

As coisas simples às vezes são as mais eficazes quando repetidas com intenção.  #GOALS.

 

 

2. LEVANTEM-SE!

 


O João já me instruiu sobre várias aplicações que contabilizam passos e que criam alertas para nos levantarmos e andarmos durante alguns minutos. Incrível, não!?!

Se acham que ainda não precisam de uma aplicação que vos tire o rabo da cadeira então lembrem-se de que este movimento é muito importante.

Muitas vezes achamos que só porque fazemos exercício físico estamos a salvo com o nosso corpitxo, mas o esquema não funciona bem assim.

O maridão, que também é especialista na área, explicou-me que é nos períodos em que o corpo regenera do exercício (na pausa) que temos que ter mais cuidado com o que fazemos com ele.

Pensem que é quando estamos sentados ao computador, com as posturas mais horríveis deste mundo, corcundas-de-PC, que os nossos músculos regeneram. E se estão curvados é nessa posição que eles vão assumir a regeneração. T.e.r.r.í.v.e.l!

Isto perturbou-me tanto que agora policio-me para adoptar posturas mais erectas quando estou ao computador e para fazer mais pausas em pé. Tem que ser!

 

 

3. NÃO HÁ DESCULPAS QUANDO OS TÉNIS JÁ ESTÃO CALÇADOS

 

 

Este também é um dos meus truques!

Levar o saco do treino para o trabalho.

Se não fica dentro da mala do carro, vem comigo para a secretária. O que acontece é que quando chega aquela altura de decidirmos se vamos ou não ao ginásio à hora do almoço (ao mesmo tempo em que tentamos arranjar mil desculpas para não o fazermos) olho para a mala e penso “bom, já que carreguei a mala até aqui mais vale ir ao ginásio” e vou!

Ou então quando saio do trabalho e tenho os ténis no carro é muito mais fácil sair dali e ir andar, passear a cadela ou correr para qualquer lado.

Por isso a minha dica é: deixem o vosso material de treino à vista e dentro do carro para dar aquela motivação extra ou então só um peso na consciência, aquele que nos faz levantar o rabo e ir andar, correr ou malhar. Nunca falha!

 

4. SÓ PRECISAMOS DE UMA HORA

 


A questão é que só precisamos de uma hora do nosso dia para conseguirmos cumprir com a nossa rotina fitness. Muitas vezes, especialmente para quem vai começar a fazer exercício físico, pensamos que precisamos de mover mundos e fundos para conseguirmos ir ao ginásio, para correr, para ir jogar ténis, para andar depois do trabalho, mas NÃO!

Se mantivermos uma frequência boa e consistência no exercício só precisamos de 1h, de 45min., para conseguirmos ficar fitness. E esta é a mais pura das verdades! E mais! Não é preciso uma mensalidade pesada no ginásio, nem mirabolâncias logísticas.

Pequenas alterações na nossa rotina de trabalho podem fazer a maior diferença no nosso bem-estar. Por exemplo, eu percebi que a minha concentração e criatividade melhoram muito quando faço pausas activas no trabalho (mobilização do corpo, alinhamento postural, espreguiçar) e quando saio para almoçar. True Story!

Percebi que sou muito mais produtiva quando à hora do almoço saio do meu local de trabalho, dou uma volta pelo bairro, como qualquer coisa, bebo um café e regresso a andar para a secretária. Quando consigo, tento despachar logo o ginásio à hora do almoço. É outro dos meus bálsamos. Pensem que às duas da tarde já estão despachados, fibrados, malhados e felizes para continuar o resto do dia, com uma energia extra, e quando saírem do trabalho é só aproveitar o resto do dia. É incrível!

 

5. YOU BETTER WORK!

 

Já dizia a Britney Spears “you better work, bitch!“. E é mesmo verdade!

Activar os nossos músculos enquanto estamos sentados à secretária é uma excelente forma de nos mantermos fit, mas também de contribuirmos para um melhor condicionamento corporal, de conseguirmos melhores posições posturais (que bem sabemos podem ser terríveis durante um dia inteiro sentados à secretária).

Um exercício que pode ajudar muito é, durante um pequeno período de tempo, contrair e descontrair os músculos do corpo. Por exemplo, contrair os músculos do estômago por uns breves segundos, até ser confortável.

Levantem uma perna debaixo da secretária e aguentem nessa posição alguns segundos. Façam o mesmo com a outra perna.

Contraiam os vossos glúteos e levantem os cotovelos da secretária enquanto escrevem no teclado.

Sempre que sentiram necessidade, espreguicem-se!

O facto de esticarmos os membros e os relaxarmos pode fazer maravilhas até para quem está com um bloqueio criativo. Acreditem, estas pequenas mobilizações podem fazer maravilhas e ninguém precisa de saber que as estamos a fazer.  It’s a win-win situation!

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