COOLÓMETRO

NO DIA DA MULHER, UMA BARBIE INSPIRACIONAL

8 Março, 2018

 

PARABÉNS A NÓS MULHERES MARAVILHOSAS!

É oficialmente Dia da Gaja (não se sintam ofendidas, por favor, é um Gaja-carinhoso), já aqui disse no Blogue que não acredito muito nisto do Dia da Mulher.

A não ser que haja um Dia do Homem não faz sentido um da Mulher. Não podemos gritar por igualdade e sermos as primeiras a festejar sem os nossos homens. Não dá!

 

Mas já que há esta efeméride no calendário e já que uma pessoa é festivaleira há que aproveitar todo o pretexto para soltar o confeti que há dentro de mim.

Quero partilhar uma notícia muito boa que uma amiga publicou ontem vinda directamente do Huffington Post (ai que chique!).

 

Diz que para marcar este grande dia do ano a Mattel, a detentora da marca Barbie, decidiu honrar algumas das maiores lendas vivas no feminino e lançar uma colecção super especial com “Mulheres Históricas” (ou que fizeram História) como: Frida Kahlo (artista e activista mexicana conhecida mundialmente pelo estilo único da sua pintura), Amelia Earhart (a primeira mulher aviadora a atravessar o Oceano Atlântico) ou Katherine Johnson (que foi uma das figuras principais do filme “Hidden Figures” e que quebrou barreiras pela igualdade das mulheres afro-americanas nos estudos universitários e relacionados com as áreas da matemática; calculou dezenas de trajectórias para a NASA, incluindo as que foram determinantes para o voo até à lua, em 1969, do Apollo 11).

 

UAU! UAU! UAU!

Palmas para esta iniciativa. Não sei como é que não se lembraram desta ideia mais cedo.

Confesso que as Barbies nunca foram a minha boneca de eleição quando era criança. Sim, eu sei! Total heresia, mas não eram! Havia ali qualquer coisa de plástico naquela boneca sempre igual, padronizada, com as mesmas proporções, loira e de olhos azuis.

 

O raio da boneca não podia estar mais afastada daquilo que eu era: super morena, de olhos castanhos,  latina até à quinta casa.

Mais!

Tudo era extremamente cor-de-rosa. Os sapatinhos eram minúsculos e, por isso, perdia-os sempre (o que dava direito a umas belas lambadas da minha irmã mais velha) e as roupas mínimas.

 

Agora, se me tivessem apresentado estas novas bonecas a conversa ia ser diferente.

 

Porque elas são DIFERENTES e muitooooo mais giras!!!!!

 

Diferentes cores, diferentes tamanhos, diferentes roupas, diferentes cabelos – REAIS!!!

 

E não há nada que me agrade mais do que passar normalidade e diversidade a uma criança. E acredito que assim, para ela, também seja muito mais fixe!

 

Estas novas bonecas são chamadas de “Inspiring Women” – “Mulheres Inspiradoras” – vão ser produzidas em massa e vão estar disponíveis nas principais lojas de boneccada por esse mundo fora. Figas para que cheguem a Portugal.

 

Ainda não há uma data certa para as bonecas chegarem às prateleiras, contudo a marca garante que cada boneca virá munida de informação histórica sobre a personalidade que representam, contendo informação educacional e histórica sobre a mulher inspiradora.

 

Querem melhor do que isto?

Acho incrível! Muito mais giro brincar com uma boneca que foi a primeira mulher a cruzar o oceano, do que com uma que apenas tem um carro cor-de-rosa para mostrar. Dá logo para iniciar uma conversa com as crianças sobre imensas coisas – geografia, história, mecânica, meteorologia, etc.

 

A Matell, para este desafio, partiu do pressuposto de que devemos inspirar as meninas a ser aquilo que elas quiserem ser, mostrando essa mesma diversidade de opções.

Lisa McKnight, vice-presidente sénior da Barbie, reforçou este mesmo papel ao afirmar que “as mulheres ao longo dos tempos têm conseguido desempenhar diferentes papéis e carreiras e por isso a marca Barbie decidiu celebrar o importante papel que varias mulheres já tiveram ao longo dos tempos, relembrando que todas as mulheres podem ser o que quiserem”.
Assim, para celebrar em grande o Dia Internacional da Mulher a Barbie terá agora 14 mulheres inspiradoras de várias partes do mundo. Mulheres que quebraram, na história recente, várias barreiras em diversas áreas do conhecimento, do desporto, da arte e da esfera pública.

 

Aqui fica um pequeno sneak peek das novas Barbies!

EU QUERO UMA!! PLEASEEEEEEEE!!!!

 

 

 

 

0

Leave a comment

About