Site preloader
inspirations

INSPIRATION | 7 COISAS QUE AS PESSOAS BEM-SUCEDIDAS FAZEM TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS DE MANHÃ

24 Janeiro, 2017

Uhhhhhhh!!!! 

Eu quero muitoooooo saber isto! 
Sabem porquê? Porque tem-me estado a acontecer uma coisa todas as manhãs que já não me acontecia há muito. Tcha, tchan, tchan, tchaaaaannnnnn (música de suspense) – custa-me imenso acordar!!!!!!!!
“Ppppppppfffffff, e então, Marta?!”, bocejam vocês aí desse lado. 
Não estou a falar apenas de ser chato acordar de manhã com o despertador, porque acredito que o seja para a maioria dos comuns mortais (os indivíduos que têm bom acordar podem imiscuir-se de comentar, ok?). 
Estou a falar sobre aquele peso gigante no corpo, aquela moleza e aquela preguiça de levantar da cama; porque está tão quentinho agora na cama (todos concordamos que os melhores cochilos são no inverno); porque sabemos que vamos ter um dia insano e estamos com dificuldade em encarar a dura realidade; porque andamos a deitar-nos tarde e já não vamos para novos (oi, como assim? Não sei do que falam…); porque sabemos que assim que botarmos pé fora da cama vai ser um non-stop de loucura de trabalho, compromissos e vida adulta (no thanks!). 
Quem está ai comigo que levante honestamente e sem medos as mãos sonolentas no ar!
E, claro, a segunda-feira é pródiga em fazer-nos repensar na vida e nas nossas opções pessoais. Faz-nos acreditar que se calhar queríamos mandar tudo às urtigas, comprar uma casa no campo e viver de agricultura. Ou viajar em modo coach surfing pelo mundo, para SEMPRE, sem mensalidades, pagamentos, horários, compromissos, chatices e despertadores (did i just say that?). 
Ontem, segunda-feira, não foi excepção. Enquanto conduzia freneticamente para tentar chegar ao trabalho sem matar ninguém com os nervos resultantes destas obras infindáveis (não vou explanar mais este assunto, vocês sabem do que estou a falar e a sofrer!), my mind started to wonder…
Mas porque é que tem que ser assim? Será que não há acordares perfeitos de segundas-feiras? Será que não há manhãs pacíficas e produtivas? Será que não é possível sair da cama sem ser a toque de pancada psicológica, amarrada ao guindaste da razão e do compromisso?
Tem que haver!!!
Sabem aquelas profecias auto-concretizáveis que tanto lançamos para o universo uma pergunta ou inquietação que, mais dia-menos-dia, ele dá-nos algumas respostas? 
Pois bem, ontem foi um dia desses. 
No preciso momento em que vociferava mais uns impropérios contra a rotina e blá-blá-blás custumeiros, dou de caras com um artigo cujo título prometia – 7 Coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem todas as manhãs
“Uuuuuuuuuuhhhhhhhh”, pensei.
Não sei o que são, mas quero saber tudo!
Aviso já que não aviso cabeças (inclusive o pleonasmo)! Não sei se isto funciona, ok? Não sei se será eficiente ou se não passa de um monte de banha-da-cobra-aspiracional totalmente desconectada da realidade, mas tentar não faz mal, certo?
Como não sou pessoa de guardar coisas boas só para mim, atentem comigo, em conjunto e em uníssono, todos os segredos para termos melhores e mais produtivas manhãs, para sermos umas BOOM-BOOM-POW-Mulheres-do-Séc.-XXI super bem sucedidas! Mai’nada! 
Então diz que as Pessoas-Bem-Sucedidas fazem 7 coisas:

1. ELAS FAZEM EXERCÍCIO
Diz que fazer exercício logo pela fresquinha ajuda a bombear o sangue para o nosso cérebro e restantes partes do corpo, o que faz com que na generalidade fiquemos mais despertos e preparados para um novo dia. É por isso que a Anna Wintor, big boss da Vogue americana, jura a pés-juntos que acorda todos os dias de manhã e a primeira coisa que faz é ir ao ginásio. Joanna Coles, editora-chefe da Cosmopolitan US, passeia todas as segundas de manhã os seus cães para dar aquele boost de endorfinas para o resto do dia.
2. ELAS CHEGAM CEDO
Ui, ui, uiiiii. Já estou a ver onde é que este ponto nos vai levar. Como refere o artigo, tudo aquilo que não queremos numa segunda-feira de manhã é chegar ao trabalho já com o stress do trânsito, com a frustração das tarefas feitas à pressa lá em casa, ou de uma depressãozinha pós-fim-de-semana. É por isso que as pessoas mais bem-sucedidas tentam chegar bem mais cedo aos seus locais de trabalho para se organizarem atempadamente e planificarem mais uma semana de hustling.
3. ELAS DESPACHAM OS EMAILS PRIMEIRO QUE TUDO O RESTO
Ahhhhhhhhhhh!!! Esta eu já faço! Super resulta comigo, porque é muito normal, se não conseguirmos dar vazão aos emails e às respostas solicitadas, que as coisas acumulem HARDCORE.
Por isso, aconselha o artigo (eu eu!), assim que chegam ao escritório passem os olhos pelas principais notícias do dia para ficarem informados sobre o mundo e despachem logo os emails, especialmente aqueles que pedem respostas urgentes ou que tenham prazos específicos. Assim é mais fácil gerir os restantes emails que vão chegando ao longo do dia, uma vez que serão sempre em menor quantidade. 
4. ELAS TENTAM TER SEMPRE UMA ATITUDE POSITIVA
Acredito piamente neste ponto! Sorrir e estarmos positivas é meio caminho andado para conseguirmos ultrapassar o blues de segunda-feira. O nosso cérebro pode ainda estar no mood de “quero o fim-de-semana”, mas se contrariarmos isso com uma entusiástica saudação aos nossos colegas e chefe e colocarmos um sorriso nesse dia tudo fica muito mais fácil, já para não falar de que motivamos as pessoas à nossa volta a estarem igualmente mais positivas e simpáticas durante o dia, o que é sempre melhor do que levarmos com as trombas de todo o mundo à segunda-feira.
5. ELAS ESTÃO SEMPRE FOCADAS
Focadissimas, meninas!! Foco!
Se repararem, as pessoas mais bem-sucedidas do nosso local de trabalho ou que nós conhecemos chegam ao escritório e já sabem exactamente o que vão fazer nesse dia, quais são os objectivos, quais são as metas, os horários, as reuniões, TUDO. Elas chegam, não têm que perguntar a ninguém o que é preciso fazer. Chegam e começam logo a produzir. Na verdade elas já escreveram (fisicamente ou mentalmente) as suas to-do lists. Ao longo do dia continuam focadas para terminar com sucesso todas as tarefas a que se propuseram e só saem quando as concretizam. Ah pois é!
6. ELAS JÁ PLANEARAM A SEMANA TODA
As pessoas bem-sucedidas reconhecem a importância de ter presente que todas as segundas-feiras são precedidas das terças, depois das quartas e assim sucessivamente. Elas não se esquecem de que há cinco dias para concretizar muitos objectivos, mas também para gerir de forma a que consigam ter sempre tempo para todas as solicitações, mas acima de tudo para outras coisas (hobbies, vida social, tempo para se mimarem, etc.).
7. ELAS PROLONGAM O FIM-DE-SEMANA
Eu sei que pode parecer estranha esta afirmação (e é!) mas sabe-se que as pessoas bem-sucedidas promovem sempre algo às segundas-feiras de que gostam muito para que a segunda não tenha o peso depressivo que a maioria atribui, mas que seja um dia esperado na nova semana que se avizinha. 
Eu já cá tinha dado esta dica também, quando vos falei em estratégias para sobrevivermos às segundas-feiras. Uma dessas dicas era escolher coisas de que gostamos para fazer no primeiro dia da semana, como ir ao cinema, fazer uma aula de dança, almoçar com uma amiga, ver um episódio da nossa série preferida ou, como é o nosso caso, fazer voluntariado.
Acreditem, fazer alguma coisa de que gostamos muito à segunda ajuda milhões a encarar a semana de forma completamente diferente!
0

Comments

  1. Vee

    26 Janeiro, 2017 at 18:12 Responder

    elas nao existem!

    1. Marta Neves

      30 Janeiro, 2017 at 12:28 Responder

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Também acho isso 🙂 Mas não faz mal tentarmos aqui algumas coisinhas!!!!

Leave a comment

About