Site preloader
culture, inspirations

TO SELFIE OR NOT TO SELFIE?! 5 DICAS IMPORTANTES NA ETIQUETA DIGITAL

30 Janeiro, 2017

Ora aqui está uma grande questão: Quando é que é oportuno registar e quando é melhor apenas viver e estar presente? 

O que me leva à segunda questão: Será que faz sentido falarmos em etiqueta-digital?! Quando é que é cool fazer a selfie e quando é que devemos guardar o telemóvel?

Quem nunca, não é?! Quem nunca! Quem nunca esteve naquele evento ou situação em que não sabe ao certo se deve ou não tirar aquela fotografia, fazer aquele Insta, partilhar aquela localização, usar o filtro do Snap, registar o que está a fazer? 

Muitas vezes!É por isso que convém lançar as novas 5 Regras de Etiqueta-Digital para termos sempre presente quando pensamos em tirar o telemóvel, colocar o selfie stick, apontar, e registar: 

REGRA N.1: Tenham Sempre Consciência do Sítio onde Estão

Pensem que o que pode ser totalmente aceitável durante uma Fashion Week ou durante um lançamento de qualquer tipo, pode não ser aceitável para uma festa privada. 
Quando somos convidados para a casa de alguém, independentemente da abertura, modernidade ou à vontade da anfitriã temos que manter a fotografia e o snap no mínimo – a não ser que a anfitriã libere geral a situação das fotos. Em caso de dúvidas ou persistência dos sintomas, perguntem sempre ao dono da casa se podem ou não tirar essa fotografia. Just in case…

REGRA N.2: Sejam Criteriosos

Ou seja, perguntem ao vosso bom senso: porque é que eu estou a fazer o upload disto? É algo interessante, informativo, divertido, bonito? Tenham guidelines pessoais/digitais e mantenham essa coerência, sempre.

REGRA N.3: Double-Check

Esta regra vem no seguimento da anterior. Quando perguntarem ao vosso bom-senso o porquê de estarem a publicar aquela inserção, perguntem-se também se aquilo que estão prestes a postar pode ser ofensivo para alguém ou alguma coisa. Nós sabemos que às vezes até com as melhores intenções as imagens ou as palavras podem ser mal-interpretadas. Por isso, vejam, revejam, voltem a ver e a ler. 

REGRA N.4: Estejam Presentes

Quando vocês percebem que são a única pessoa naquele casamento intimo a postar coisas no Instagram e a colocar hastags como se não houvesse amanhã, se calhar esse é o momento para esconderem o telemóvel na mini-pochete e arrasarem na pista de dança. 
Não carece MESMO estarem a fotografar, editar e a colocar filtros num jantar intimo ou a meio de uma conversa num casamento. Não carece. É para viver os momentos e não partilhá-los.

REGRA N.5: Protejam a vossa Segurança

Esta dica é muito importante e tantas vezes esquecida. Na nossa tentativa de mostrarmos tudo sobre a nossa vida, os sítios onde estamos e os nossos atributos, lembrem-se do episódio da nossa queridissima Kim K. Atenção à segurança e à partilha desmesurada dos sítios ou locais que frequentam, porque as redes sociais não são apenas para os comentários, partilhas e gostos, servem também para retirar informação para mentes não tão bondosas.

0

Leave a comment

About