culture, inspirations

Cante Alentejano | Património Imaterial da Humanidade

28 Novembro, 2014
Fonte: Observador.pt

Que noticia tão feliz. Eu sou de Setúbal, mas há qualquer coisa nos setubalenses que se aproxima muito dos alentejanos. Quer seja pela proximidade, quer seja pela transmissão de algumas tradições seculares. Mais que não seja porque estamos ali tão pertinho uns dos outros, quase à distância de um ferry.

Eu amo verdadeiramente o Alentejo. As paisagens, as praias, a COMIDA, a música, as pessoas, as tradições, os ditados, a forma de estar na vida e a simplicidade comovente com que aquelas gentes revolucionárias sobrevivem num território por vezes tão esquecido do nosso país.

É por isso que o dia de hoje tem que ser vivido de forma muito especial e de peito feito. O Cante Alentejano já é da Humanidade, não é só nosso! A decisão foi tomada esta quinta-feira, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A candidatura deu formalmente entrada a 28 de Março de 2013, mas só há três semanas foi considerada “exemplar” pelo comité de avaliação.

Eu sempre que oiço o Cante Alentejano algo mais forte se liberta. É de uma crueza e brutalidade aquela emoção perpetrada, que a dessintonia propositada das vozes me comove. É demasiado verdadeiro, puro e NOSSO para ser esquecido. E ainda bem que foi, hoje, imortalizado.

Parabéns Alentejo, parabéns a nós! 

0

Leave a comment

About