life&love

Every Monday Matters

13 Julho, 2015

Lindezaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss!!!

Boa segunda-feiraaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Começamos mais uma semana cheia de coisas boas, muitos posts, muitas novidades, muito trabalhinho, muita crónica, muita malhação, muitooooos ensaios (ai, ai que já estamos na semana do espectáculo. Como assim?), inaugurações, jantares e snapchats. Ufa! Será que pode ser domingo outra vez?

Para muitas pessoas, eu inclusive, pensar em começar a semana pode ser uma dor de cabeça. Ou porque não descansamos o suficiente no fim-de-semana (costuma ser a minha maior causa de nervoso miudinho), ou porque vamos ter muitos desafios na semana que se aproxima, ou porque estamos desmotivados com o que fazemos e sair de casa todos os dias para trabalhar é um suplicio, ou porque o nosso chefe nos chateia e prevemos mais uma semana de controlo para não nos passarmos da marmita. Mas aprendi que a segunda-feira não tem que ter esta carga negativa, nem ser a depressão-pós-fim-de-semana que costuma ser. Qual foi o meu segredo? Vou partilhar 🙂

Aprendi a rechear a minha segunda-feira com coisas que me dão muito prazer, assim fico a ansiar pelo primeiro dia da semana, porque quero muito fazer pequenas coisas que me deixam muito feliz. Como assim, Marta?

Ora bem, os meus “Monday Rituals”, que vocês já começam a perceber que eu sou um animal de hábitos e pequenas taras e manias, consistem em me actualizar, ciberneticamente falando, de conteúdos que gosto, que me dão prazer, por isso não vejo feed de blogs nem de notícias de sites que sigo religiosamente para os guardar para segunda-feira. Assim, quando chego, tenho imenso material para ver, ler, incorporar, e começar a semana com um refresh mental, promovendo a criatividade. É por isso que, normalmente, é à segunda-feira que esquematizo muitos temas que aqui gosto de falar e planifico as crónicas que tenho que escrever. Experimentem!

Depois escrevo na minha agenda. Já aqui falei várias vezes no amor incondicional à minha Moleskine-Agenda. É assim, tipo, DEUS para mim! Escrevo lá tudo. É uma espécie de diário com todas as informações preciosas e até mesmo parvas que quero registar. Usualmente, à segunda-feira, apesar de escrever todos os dias na bicha, gosto de dar uma planificação geral. Apontar algumas coisas mais importantes para marcar essa semana e arrumo os meus dias e a minha cabeça.

Outra parte que eu adoro à segunda, é abrir o meu Youtube e ver todos os vídeos acumulados do fim-de-semana que tenho para ver. É maravilhoso. Assim, para tempos mortos, ou para depois do work tenho sempre visionamentos para rir e aprender. Dá-me muito gozo e fico sempre inspirada para outras coisas que quero fazer e ideias que quero concretizar. Dá aquele boost criativo. Eu sei que sou um pouco parvinha, mas não me odeiem, ok!?! Continuem por aqui que isto não se pega!

Tenho, também, por hábito, se não existir nenhum compromisso que o impeça, de vir bem confortável e rasinha (vulgo, sem saltos) à segunda-feira para o work. É um dia mais calmo, não tão formal, por isso gosto de vir descontraída para poder na minha hora do almoço dar um passeio pela baixa de Lisboa. É o meu bálsamo. Pego em mim, na pochete, nos phones e no ipod e lá vou eu colina a cima, colina a baixo. Sabe-me pela vida. Juro! Apanho sol no focinho, faço um shake, shake, shake na vitamina D e lambo montras para me actualizar (e desgraçar!). É só mais um truque para o dia passar mais rápido e chegar com outra cara e disposição para a maratona da tarde.

Para terminar a segunda-feira em beleza, marquei o voluntariado para este dia propositadamente. Por isso, se tudo o resto falhar tenho sempre este momento maravilhoso no final do dia de segunda-feira que me deixa a ansiar pela próxima semana, mais que não seja para saber que estou a fazer algo de muito bom e iniciar uma semana cheia de boas energias, bom karma e com o sentido de dever cumprido.

E vocês? O que fazem da vossa segunda-feira para a tornar especial?! Quero saber mais coisas para tirar ideias também?
Já tinham pensado nisto de fazer algo que gostamos muito na segunda para aligeirar a depressão pós-fim-de-semana?
CONTEM-ME TUDO!

0

Leave a comment

About