culture, inspirations, YOUTUBE

Keeping Up With The Kardashians | About Bruce…

26 Maio, 2015

Já sabia que ia estrear no domingo, mas não consegui ver em directo. Snif, snif! E ontem, quando sai do work, lá fui para casa com um objectivo muito específico – ver o episódio especial que o Keeping Up With The Kardashian, no E! Channel, fez sobre o tema quentíssimo da mudança de sexo do pai da família mais conhecida da televisão mundial. Bruce Jenner, com 60 anos, depois de ter criado todos os seus filhos, decidiu assumir perante a família e a imprensa que queria ser uma mulher.

“Hoje, com 60 anos, não quero morrer sem saber o que é viver como sempre desejei, como uma mulher”. Bruce Jenner 

Foi serviço público o que vi, embrulhado em muitas lágrimas das filhas, dele e da ex-mulher. Uma história de vida incrível de um homem que era a epítome da masculinidade, que fez mundo e nome no desporto olímpico e que, de repente, anuncia que quer ser uma mulher. Imaginem o choque.

Sim, eu queria muito ver, por curiosidade mórbida, como é que eles iam abordar este tema tão sensível e que já fez correr tinta em tantos tablóides por esse mundo fora, mas também queria perceber como é que o Canal, que tem uma longa relação com esta família, iria falar sobre isso.

Só vos posso dizer que foi das coisinhas mais bem feitas que já vi do género em televisão. Assim ao nível daquelas grandes reportagens que a Oprah fazia no programa.  A edição está excelente, o guião – sim, aquilo é um “reality” mas tem um guião associado, não sejamos ingénuos – a forma como as conversas decorreram, mas acima de tudo, a forma tão simples e tão tocante como abordam um tema que ainda tem pouca visibilidade mediática.

Já sabemos que o que vemos ali é criado, guionado, dirigido. A captação das imagens é belíssima, por isso houve muito corta, faz e refaz na hora, que deve ter comprometido a espontaneidade, but (there’s always a but!)… acho que o que se está a fazer ao nível da desmistificação do processo por que passam as pessoas que querem mudar de sexo é bem maior e mais meritório que qualquer critica que possa existir ao conteúdo.

Acho que a forma como estão a tocar o assunto da transexualidade é muito séria, com informações concretas do processo para que o exemplo dele, possa servir de “molde” para tantos outros casos de homens e mulheres que sentem que nasceram no corpo errado.

Falaram sobre as operações plásticas a que se submeteu; sobre o processo de aceitação do seu novo “eu”; sobre o luto que estão a fazer pela pessoa/pai/marido que conheciam; sobre as dúvidas que pairam na cabeça de toda a família, especialmente na confrontação de comportamentos desviantes que já haviam notado em Bruce ao longo destes anos e que nunca tinham tido coragem de o confrontar.

Sobre isto, Kim conta que um dia apanhou, às escondidas, Bruce na garagem vestido como uma mulher e teve um ataque de pânico. Guardou esse segredo por 15 anos.
Kyllie partilhou que, quando era mais nova, chegou a encontrar maquilhagem na mala do pai e pensou que ele estava a ter um caso extra-conjugal. Nunca achou que o pai se transvestia de mulher às escondidas da família, em muitas madrugadas quando, em casa, já todos estavam a dormir.
Bruce admitiu que desde há muito que faz a sua própria manicura e que, muitas vezes, tinha as unhas dos pés pintadas de alguma cor e escondi-as dentro das meias que não descalçava. Pequenas coisa… pequenos nadas…

É incrível ouvir a forma tão cândida como falam sobre este tema e o elucidam. Deve ser uma coisa assustadora viver esta vida dupla, escondida do mundo e das pessoas que gostamos. Querermos ser algo que não podemos, vivermos destes pequenos momentos fugazes que nos concretizam.

Deixo-vos com a primeira promo do The Kardashian Special ‘About Bruce’ que é uma verdadeira montanha russa emocional, tão inspiradora, como tocante.
Domingo há mais, no E! Channel. Não vou perder!

0

Leave a comment

About