culture

PORQUE ESTÃO OS ESTILISTAS A RECUSAR-SE VESTIR MELANIA TRUMP?

21 Novembro, 2016

Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
HÁ NOVO BAFÃO ESTILÍSTICO NA CASA BRANCA!

Como se o simples facto da eleição de Trump já estar envolva em grande polémica, discussão e divisão de águas, ao que parece a ascensão de Melania a Primeira-Dama também não é assunto pacífico. 

Decidi partilhar convosco este bafão do momento não para me posicionar a favor ou contra nenhum destes argumentos, mas para abrir a discussão sobre o assunto, porque acho que tanto de um lado como do outro há questões que fazem sentido e outras que dão que pensar. 

A bomba estalou quando a anterior estilista de Michelle Obama, que sempre elevou o estilo da ainda Primeira-Dama americana a níveis dignos de editoriais de moda,  Sophie Theallet, lançou uma carta no Twitter explicando que apesar de ter vestido Michelle para diversas ocasiões oficiais, preferia não associar-se a Melania Trump.

Como referiu Theallet: “Para alguém que celebra e luta pela diversidade, pela liberdade individual e o respeito por todos os estilos de vida, eu não vou poder participar no estilo da próxima Primeira-Dama. A retórica de sexismo e xenofobia perpetrada pelo seu marido durante a campanha eleitoral são incompatíveis com os valores que eu partilho para a minha vida”.

A estilista francesa continuou dizendo “Como imigrante na América, eu sinto que fui abençoada por esta oportunidade e pela hipótese de ter concretizado os meus sonhos nos EUA. Vestir a Primeira-Dama Michelle Obama nos últimos 8 anos fui uma honra e um privilégio. Os seus valores, as suas acções e a sua graça natural sempre ressoaram profundamente com os meus próprios valores pessoais”. 

Terminando a sua declaração com um “a integridade é a nossa única forma de pagamento (moeda)”. 

Se analisarmos bem a situação podemos dizer que este pode ser um caso isolado, contudo sabemos que não o é. Recuando não há muito tempo, durante a campanha eleitoral, houve muitas publicações americanas e internacionais que se posicionaram claramente contra o Trump e toda a sua administração. 

Se os Obamas tinham a maioria dos influenciadores do seu lado, desejosos por trabalhar com eles (Michelle foi capa da revista Vogue três vezes em 8 anos), com Trump e Melania a coisa começa a ficar bem tremida. Se bem nos lembramos, Anna Wintor apresentou o seu apoio oficial (e em bom som) a Hillary Clinton, tal como fizeram muitas outras celebridades e estilistas de renome mundial. 

Mas será que podemos esperar que as celebridades da moda e os políticos fiquem divididos só porque alguns influenciadores não apoiaram Trump? Deixo a pergunta no ar…

Por outro lado, não podemos deixar de enaltecer a coragem e transparência com que Sophie se posicionou em relação ao seu trabalho e à possibilidade de trabalhar com a nova Primeira-Dama. Também sinto que foi legítimo da sua parte. 

Mas será que os demais estilistas poderão fazer a mesma coisa? E as marcas que vêem sempre na Primeira-Dama uma montra única para promover o seu trabalho? Será que se podem dar a esse luxo? 

Se pensarmos bem, e saindo da área da política, temos várias personalidades de dimensão estratosféricas, cujas declarações ou acções podem também ser questionáveis, que arrastam e continuam a arrastar muitas marcas importantes e influenciadores portanto, este não é um caso isolado. Resta saber como as principais revistas, editores e estilistas se vão posicionar nos próximos tempos – all eyes on them!

Fica a interrogação: Será que as restantes pessoas da moda vão seguir o exemplo de Sophie e politizar o discurso ou será que é justo julgar Melania pelos mesmos padrões de avaliação com que estamos a julgar o marido dela?

Não é fácil minha gente! Não é! 

Será que podemos discriminá-la só porque não gostamos da pessoa com que ela se casou?

É um pau de dois bicos, uma faca de dois gumes e todos os provérbios que conseguirem inventar. 

Mas agora quero saber da vossa opinião. 
Que acham deste bafão estilístico? 
Estão com a Sophie ou vão dar uma chance à Melania? 

0

Comments

  1. Dana

    22 Novembro, 2016 at 17:21 Responder

    Marta, as tuas perguntas são de verdadeira jornalista, inteligentes, imparciais e iniciadoras de diálogo/discussão de ideias.
    Mas eu acho que sim, podemos e devemos discriminar a Melania por ser casada com quem é. Atenção que não estaremos a discriminar porque somos do Benfica e o Trump é lagarto e ai os fervores clubísticos. Cá em casa eu sou benfiquista ferrenha, o meu homem é do Porto e a coisa passa-se.
    O mesmo não seria se, por exemplo, as nossas diferenças fossem além de uma tontice dessas. Se o meu marido fosse, SEGUNDO O DISCURSO DO PRÓPRIO TRUMP, racista, xenófobo, "birther", elistista, fascista, sexista e mais uma série de "istas" (nenhuma delas boa) pura e simplesmente não era meu marido. Aliás, não me era nada.
    Isto para dizer que, neste caso, uma mulher que é casada com uma pessoa assim tem de ser julgada por isso. Claro que tem. Imagina se fosse um casal de amigos teus. O que dirias ou pensarias dele já se sabe. E o que pensarias dela? Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.

    Beijinho!

    1. Marta Neves

      23 Novembro, 2016 at 11:05 Responder

      Wooooooo Dana! Amei a partilha! É isso mesmo, reflectirmos sobre estas questões é o mais importante de tudo. Pois bem, eu acho que uma coisa é inegável, as marcas e muitos estilistas não vão poder dar-se ao luxo de não vestir a Melania, if you know what i mean. Infelizmente, ela é um palco demasiado comercial para dispensar. Infelizmente…. Contudo, percebe perfeitamente o que dizes. Não podemos fechar os olhos ao facto dela estar e amar um homem que se posicionou desta forma em muitos aspectos fracturantes e controversos da sociedade. Ela está lá, ao lado, de mão dada, firme e hirta no palanque a corroborar, pelo menos em imagem, o que proclama. Podemos assumir que ela também partilha desses mesmos valores, senão, como bem argumentas, são aspectos demasiado importantes para não interferirem numa relação e num casamento. A ver vamos o que vai acontecer daqui para a frente. Estaremos aqui atentas no gatilho da fofoquice. Beijinho gigante. Gosto muito de te saber aí desse lado!!!!!!!

Leave a comment

About