inspirations

SE PASSAM O DIA EM FRENTE AO COMPUTADOR, TÊM QUE LER ESTE ARTIGO!

13 Maio, 2016

Hoje li um artigo (online, lá está!) que dava conta desta problemática que a todos está a afectar. 
Estou a falar dos problemas na nossa visão decorrentes de uma exposição constante e prolongada em frente a vários ecrãs.

Olá, eu Marta, me assumo! Sou uma míope em negação. Pronto já disse! Já assumi e agora a minha mãe vai-me chatear até à exaustão para ir ao médico asap. Palminhas para mim!

Estou a precisar desesperadamente de ir ao oftalmologista fazer exames e diagnosticar a falta de vista que tenho. É que tem sido progressivo, mas mais acentuado nos últimos tempos. Não vejo um boi a 3 metros de mim.
Shiuuuuuuuuuuuuuu não digam a ninguém, que tenho pânico de usar óculos, que vou ter que usar, quase de certeza. 

Agora quem nunca?! Quem nunca, ao fim de um longo dia de trabalho a olhar para o computador mais de oito horas seguidas, chega a casa e ainda se vai por em frente à televisão, enquanto vê o feed do Instagram e acaba na cama a actualizar as histórias do Snapchat? Quem nunca?!? EU!

Já repararam quanto tempo passamos a olhar para ecrãs? 
É assustador! Ao fim do dia são frequentes as dores de cabeça e o cansaço ocular. O pior é que nós sabemos. Sabemos que estamos a prejudicar a nossa visão. Sabemos que queremos substituir o computador por um livro, que queremos descansar a vista enquanto vemos Netflix no sofá! Porém… nada disso acontece. 

E a realidade dos factos é esta: Pela sobre-exposição dos nossos olhos aos ecrãs, estima-se que hoje em dia as pessoas não fazem uma pausa ocular de horas ou até mesmo de dias. A.S.S.U.S.T.A.D.O.R!

Este artigo fala de um estudo que revelou que em média os americanos gastam 7,4 horas por dia a ler, ver e assistir a conteúdos digitais em meios online.  

Sobre esta evidência, o Dr. Robert Maloney, MD, diretor do Instituto da Visão de Maloney, em Los Angeles, afirmou que “quando nós olhamos para um ecrã, independentemente do tempo de exposição, nós piscamos menos os olhos, o que faz com que eles sequem mais e se sintam mais cansados”. 

Sabemos que, por imposição laboral, não nos é possível sair do trabalho a meio do dia e fazer tudo a papel e caneta. Sejamos realistas, não é exequível! Contudo, há truques que nos ajudam a aliviar os olhos e a protegê-los desta exposição constante. 

1) Maloney fala da regra dos 20/20/20. “A cada 20 minutos, procurem distanciar-se pelo menos 6 metros do vosso computador, por aproximadamente 20 segundos e pisquem os olhos. 
Porquê? “Porque os nossos olhos relaxam quando não os expomos ao ecrã e é muito importante para os músculos dos olhos esta pequena pausa”, explica. 

2) Outra dica é ajustar a cor emitida pelo ecrã. “Diminuir a luz azul ou vermelha permitirá aos olhos focar melhor”, acrescenta Maloney, sabendo que é possível testar diferentes configurações de luz no centro de controlo da maioria dos dispositivos.

3) Também o posicionamento de um computador pode causar tensão. Maloney recomenda que o ecrã esteja logo abaixo do nível dos olhos. “Se um dispositivo fica muito baixo”, diz ele, “pode ​​criar uma tensão extra nos olhos e rigidez no pescoço.” Há também óculos especialmente concebidos para evitar a fadiga digitais: óculos de pixel foram criados com uma ligeira coloração amarela para filtrar a forte luz azul emitida por qualquer dispositivo digital.

Agora, afastem-se do computador mais de 6 metros, pisquem os olhos e esperem 20 segundos. Ok!?

Até já!

0

Comments

  1. Joana Sá

    14 Maio, 2016 at 18:11 Responder

    Afinal não sou só eu!! Ahahahahahahahahah
    (adorei a tua participação no Tesouras e Tesouros)

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    1. Marta Neves

      16 Maio, 2016 at 10:16 Responder

      AHAHAHAHAHAHA!!! A sério!??!! Eu ainda não vi! Ahahahahahahah!!! Boa! Boa! Estamos juntas 🙂 #miupesunidas

Leave a comment

About