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Trend Alert | Google diz o que está IN e o que está OUT

4 Maio, 2015

Já imaginaram quantos de nós recorremos diariamente ao Google para pesquisar informação, aceder a endereços específicos, para comprar online, para ir às redes sociais ou para cuscar novos itens de fashion-desire?! Agora pensem que todas essas buscas ficam registadas num banco de dados bafónico e gigantesco cujos resultados não passam despercebidos aos senhores da Google. Ó.B.V.I.O!

Foi com essa ideia em mente, de conhecer melhor as tendências de pesquisa dos biliões de utilizadores do Google, que as cabeças pensantes da empresa resolveram olhar com mais carinho para as coisas que andamos a “gostar”, especialmente num tema que nos é tão querido – a moda.
Pela primeira vez, a Google usou as buscas relacionadas com o tema como um barómetro de tendências mundial e divulgou seu Spring 2015 Trends Report, essa semana.

Da amostra constaram cerca de 6 biliões de buscas, que permitiram determinar quais os itens que estão em alta neste momento, os que estão prestes a estourar, e também os que já caíram tão rápido quanto fizeram sucesso. Bárbaro, não acham?

Pronto, pronto! Se calhar estou a empolar demasiado a coisa, uma vez que os dados dizem respeito apenas às buscas feitas nos Estados Unidos (ahhhhhhhhhhhhhhh!!!!!), mas uma vez que o país influencia (e muito) a moda global, dá para perceber a pertinência do relatório, mais que não seja para as marcas ficarem bem atentas ao que uma parte da população consumidora de moda (e uma grande parte) quer comprar ou pelo menos deseja.

Este relatório, que a partir de agora será divulgado de seis em seis meses, é tão interessante por isso mesmo, porque é um dado sobre tendências muito importante não só para quem trabalha com a criação de roupas, mas também para quem gosta de fazer compras de acordo com aquilo que está mais in ou trendy.

É um reafirmar da grande questão do momento que põe em causa a pertinência das passereles, com o crescente ditar de tendências do streetstyle, numa visão massificada do termo. O que me faz perguntar: será que a partir de agora em vez de irmos ao lookbook da Zara, ou à September Issue da Vogue vamos ao relatório semestral do Google? Dá que pensar! Mas enquanto reflectimos sobre esta nova ferramenta vamos, segundo este comportamento googlístico (esta palavra não existe), ver o que é que está em alta e o que está em baixa:

Fonte: Garotas Estúpidas

Ao divulgar os dados o Google destacou as saias de tule, cujas pesquisas aumentaram 34% entre Janeiro de 2014 e este ano e as saias mídi, a busca aumentou nove vezes nos últimos três anos “e ainda está na sua fase inicial de crescimento no mercado dos Estados Unidos”, acrescentam.

As calças tipo jogging também surpreenderam, com um aumento de 165% nas buscas em 2014, e são o tipo de roupa com pesquisas mais específicas –  “emoji jogger pants”, por exemplo, é o termo mais utilizado! Say what?!

No bloco das “estrelas meteóricas” estão itens que devem desaparecer tão rápido quanto se celebrizaram. Como é o caso da “Kale Sweat” que Beyoncé usou durante a dança no clip de “7/11″, lançado em Novembro de 2014.

Fonte: Garotas Estúpidas

No grupo das tendências que já não satisfazem os desejos dos internautas fashionistas estão os itens que foram usados e abusados em 2014 e que agora já toda a gente se fartou. Estamos a falar da onda “Normcore” e “Anos 90”. Diz também o relatório que as skinny jeans estão em baixa (desconfio!). Acho que como todo o ser humano já tem umas skinny jeans já ninguém as procura. Right! Mas isso não significa que vão sair de circulação do StreetStyle. É só a minha interpretação.

Agora, não sei quanto a vocês, mas eu nunca tinha ouvido falar desta moda “zoo jeans”. Acho que não bombou muito por aqui. Será o quê… uma calça destruída um tigre ou um leão? Não sei! Só sei que a tendência veio do Japão (claro!) e começou a aparecer nos media a meio do ano passado com o propósito de revitalizar o zoológico de Hitachi City. Vá-se lá saber! O que é certo é que já se cansaram de ajudar os animaizinhos e esta moda está OUT!

Agora, se ficaram interessados nesta nova ferramenta e querem conhecer melhor estes dados da Google (metodologia, cruzamento dos termos com cores, géneros e mais) só têm que clicar aqui.

Gostaram? Concordam com estes dados? Que acham desta previsão de hot trends?
Falem comigo! É segunda-feira e sinto-me sozinha. 

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