inspirations

TREND ALERT | O FENÓMENO CHOKER – Esganadas pelo Estilo

2 Junho, 2016

Vou ser muitoooo sincera com vocês, aqui que ninguém nos ouve… (em surdina) eu não sou grande fã desta moda dos chokers. Pronto já disse!

É que para quem nasceu antes dos anos 90, vá, não vou avisar cabeças, esta modinha já soa mais a old fashion que a trend setter. 

Quem é que nunca usou nos anos 90 estas gargantilhas ao pescoço com uma t’shirt ou um crop (na altura não tinha este nome tão fancy, era só um top “curtinho”)? Quem?! Quase 80% da população feminina que podia encontrar em qualquer loja, supermercado ou drogaria da altura, uma gargantilha (que também não tinha o nome chique) de plástico com vários desenhos e padrões.

Era a vida na altura. Uma pessoa era nova, usava plástico na garganta e era feliz. 

Porém, contudo, todavia, portanto aquilo, já na altura certa, me fazia espécie. O plástico apertava-me os garganetos e sentia-me sempre claustrofóbica (não vamos esmiuçar esta questão, ok?). Usei assim de vez em quando, quando queria dar um tchan no meu modelito para ir brincar, mas nunca fiz disso a minha peça de acessório preferida da escrivaninha (sim, eu tinha uma escrivaninha com uma caixinha onde guardava as minhas bijus-fake). 

Só que, quando menos esperávamos, houve um come-back agressivíssimo destas gargantilhas, culpa da nossa queridinha Kylie Jenner, que em tudo o que mexe ou veste vira trend. Um dia deve ter ido ao armário velho da Kourtney, encontrou lá a dita coleira de plástico, colocou no pescoço e achou que era buédesda-retro. #SÓQUENÃO!

#SÓQUESIM!

Que ela publicou aquilo no Insta e virou febre mundial. Ai… (suspiros vários!) Não há paciência!
My feeling is – não vemos pessoas, que já tenham passado pelos anos 90, a usar isto, pois não?! Não vemos! Já passou! Esganou e foi-se embora. Cortou-nos o oxigénio cerebral, perdemos estas memórias e esquecemo-nos desta fase como se tivesse sido um bad dream. 

Mas não! VOLTARAM! E como voltaram estou decidida a dar uma chance, que não sou (v)ssoa de guardar rancores nesta vida. Nada disso. Sai!

Por isso, compilei algumas imagens de formas “giras” (propositadamente entre aspas) de usar as CHOKERS. Pumbas! Muita moderna, pah!

Esganemo-nos na inspiração, então:

#DICA N.1 – EMPARELHEM-NA COM OUTROS COLARES

Confesso que desta versão eu também gosto! Ups, já disse! Acho que é uma opção diferente e bem original de misturar materiais diferentes, com dimensões e comprimentos diferentes que ajudam a dar um look mais original à habitual choker. Vou experimentar. de certeza!
#DICA N.2 – ATEM-NA AO PESCOÇO COMO SE FOSSE UM PRESENTE
Está agora também muito na moda esta versão “embrulhar o pescoço e dar um laço”. Normalmente é uma opção mais discreta, mais alternativa, mas igualmente elegante. Aproveitem um fio de couro que tenham lá por casa e sirvam-se de presente. 
#DICA N.3 – KEEP IT SIMPLE
A frase é feita e sabemo-la bem. O mais simples é por vezes aquilo que funciona melhor. E confesso, que nesta tendência, é o look que mais gosto. Uma tira preta, simples, justa ao pescoço pode fazer maravilhas por um vestido comprido justo. Dá aquele tchan quando saímos à noite. POW. POW. POW!
#DICA N.4 – SUBSTITUAM O PLÁSTICO POR UM LENÇO
Esta tendência já adoptei e sou fã. Em vez das faixas comuns, que tal utilizar um lenço (uma bandana) para criarmos este efeito de gargantilha? Fica muito bem com ganga, com t’shirts, com um look mais formal, que ao colocarmos o lenço damos um toque mais irreverente. Experimentem!
#DICA N.5 – A RENDA TAMBÉM PODE ESGANAR
Esta é uma hipótese bem fácil de utilizar. Um pedaço de renda, que muitas vezes sobra de uma bainha de um vestido ou de uma peça de roupa que já não usamos, podem ser usados para o efeito. Recortamos uma faixa de renda e colocamos ao pescoço para dar aquele efeito que as antigas chokers davam. Fácil. Rápido. Barato. E dá looks bons!

0

Comments

  1. da cidade pro campo

    3 Junho, 2016 at 17:29 Responder

    No way…tenho umas recordações pouco saudosas do liceu. Esqueçam lá isso! Só de pensar já tenho urticária!
    Beijoooooo.

    1. Marta Neves

      3 Junho, 2016 at 20:41 Responder

      COMPLETAMENTE!!!!!! Queria muito soltar a fashionista que há em mim, mas sinto-me sempre a sufocar com as gargantilhas. Isto é, claramente, pessoal que não viveu nos anos 90. Esta é a minha aposta 🙂

Leave a comment

About