culture, inspirations

TREND ALERT | “The Reunion” das mulheres mais bonitas do mundo

2 Setembro, 2015

É um dos meus videoclips preferidos de todo o SEMPRE. O som da chaleira a borbulhar marca o compasso para a overdose de beleza que se segue. O plano faz um travelling que percorre a divisão deixando a descoberto uma Linda Envagelista sentada no chão cinzento que contrasta com a malha escura que elegantemente veste, como se não quisesse saber do mundo, da sua aparência, alicerçada numa simplicidade complexa. É linda em casa, “desgrenhada”, livre de glamour, mas com um carisma inigualável. Ela pega num comando que está no chão ao seu lado e carrega no botão.
Da antiga aparelhagem solta-se a música que nos fica na memória muscular nos próximos 6 minutos de puro prazer e deleite visual.

“Freedom” de George Michael (1990) fez-me sonhar muitas e muitas vezes com o mundo da moda. Eu queria ser uma daquelas modelos LINDAS, as mais bonitas de todas, com formas reais, mulheres confiantes, sexys, sensuais, interessantes, carismáticas. Eu queria ter os olhos da Linda, mexer-me como a Naomi, ter o cabelo da Cindy, a classe da Christy. Imaginei-me vezes e vezes sem conta naquela casa, percorrendo as divisões como elas. Eram os meus ídolos de beleza, eram quem eu queria ser.

Isto foi há 25 anos. Mais de duas décadas passaram desde a altura em que tinhamos que conviver com o facto de no mundo existirem super-mulheres – as Super Modelos. O momento em que uma capa da Vogue definiu para sempre o ideal de beleza e o gang das mulheres mais bonitas de sempre. Cinco modelos posavam para a lente do fotógrafo alemão Peter Lindbergh, num retrato a preto e branco focado nos rostos quase despidos de maquilhagem.

Na chapa estavam Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Christy Turlington e Tatjana Patitz, algumas das supermodelos que marcaram os anos 1990, tidos como a “década dourada e mais doce da moda”, segundo a Vogue espanhola. A mesma fotografia que viria, meses depois, a servir de inspiração para o videoclip Freedom 90.

25 anos depois, Lindbergh convocou uma reunião. “THE REUNION” (“A Reunião”, em português) tem seis nomes — Cindy Crawford, Eva Herzigova, Nadja Auermann, Helena Christensen, Karen Alexander e Tatjana Patitz — e é nada mais, nada menos que um fashion film já anunciado no site Nowness que pretende recordar a magia que existia nas sessões fotográficas dos 90’s.

As imagens captadas nessa mesma sessão poderão ser divulgadas num editorial a preencher as páginas da Vogue Itália. No entanto, é possível já ver um pequeno teaser que nos deixa a suspirar por tanta magnificência junta. Tinham que continuar tão giras? Só para sambar na nossa cara de comuns-mortais. Quando for grande quero ser MUITO assim!

0

Leave a comment

About