culture, inspirations, life&love

VACANCES 2016 | 6 Dicas para a Foto Perfeita do Passaporte

26 Abril, 2016

Quer sejamos veteranos na arte de viajar para o estrangeiro, ou mochileiros de primeira viagem, a nossa primeira saída internacional com direito a passaporte fica na nossa memória. 

A minha foi em 2010, com destino a Nova Iorque. Estava em êxtase, por todos os motivos e mais alguns. Era a minha viagem de sonho, à minha cidade de sonho, a travessia de avião mais longa e o meu primeiro passaporte. Que emoção!

Lembro-me que estava no excitamento total a prepara essa viagem. Fiz um roteiro digno de ser comprado pela Lonely Planet e planeei tudo ao mais ínfimo pormenor, porém esqueci-me da importância do passaporte e, por conseguinte, da fotografia que ia ser a minha cara em país alheio. 

Que horror, é só o que vos digo! Desprezei o peso, a importância e qual foi o resultado? Uma fotografia de bradar aos céus, porque não podemos rir, porque não podemos ter o cabelo em frente à cara, porque temos que mostrar as orelhas, enfim… uma imensidão de pormenores para os quais eu NÃO estava MESMO preparada. 

Em suma, a minha fotografia do passaporte é a minha maior vergonha, de tal forma que a gozar dizia para o João que quando chegasse a Nova Iorque eles não me iam deixar entrar na cidade porque eu era medonha, ou então ia para a fila dos feios da alfândega, só para terem uma noção do desastre. 

Mas eu não quero que isso aconteça com vocês! Não! Quero dar aqui umas dicas, que gostava que me tivessem dado quando fui fazer o meu, para que possam ser lindas e maravilhosas na altura de viajar para outro país e espalhar o charme em todo o vosso esplendor. Atentai:

1) Usem um Primer Correctivo
O fundo da fotografia do passaporte é azul e a iluminação é bem medonha, por isso toda a ajuda que tivermos e conseguirmos é bem-vinda. As peles mais pálidas necessitam aqui de uma ajuda extra, porque senão colocarmos nada na pele vamos ficar com um aspecto esverdeado (foi o que me aconteceu, entre outras coisas).  Como é que contrariamos isto? Com um correctivo de pele. Eu sei que não podemos usar maquilhagem na foto, mas umas magias não faz mal a ninguém. Usem um primer, que é incolor, só para uniformizar a pele e depois coloquem uma pequenina porção de correctivo nas zonas mais necessitadas. Passem com a esponja suja de produto anterior et voilá. De repente passamos a ter uma pele aparentemente normal, mas flawless, sem estarmos em full make-up look. Faz toda a diferença. 
2) Evitem os Brilhos e a Oleosidade da Pele
Seguindo a lógica do ponto anterior, afastem-se de tudo o que traz luz e brilho para a vossa pele. Eu sei que às vezes uma pele iluminada pode fazer maravilhas pessoalmente, mas na fotografia do passaporte isso não passa. Simplesmente ficamos com ar de transpiradas e gordurosas. Been there. Done that! Fixem o vosso primer e correctivo com um bocadinho de pó compacto e estão prontas. 
3) Dêem uma Atenção Especial às Pestanas
Não vos peço para colocarem pestanas postiças para irem tirar a foto de passaporte, mas nós sabemos que uma das maneiras de parecermos logo lindas e maravilhosas é dar um tchan às nossas pestanas. Aproveitem que não se pode usar maquilhagem e enganem a malta com passagens várias de rimel nas pestanas. Vão ver que dão logo um ar saudável e cuidado sem parecer over-maquilhado. É fácil. É barato e dá boas chapas! Claro, que eu não fiz nada disto…
4) Usem Baton
Outra coisa importante a ter em conta é a boca. O flash da máquina esbate-nos e retira-nos vida na fotografia do passaporte, por isso precisamos de dar vida ao rosto com um pouco de cor. Mas qual cor, Marta? Tudo menos nude. É só essa a regra. Dêem uma vida aos vossos lábios e vão ver que vai fazer toda a diferença na fotografia.
5) Abusem no Bronze e no Bronzer
Da mesma forma, o flash torna a nossa pele mais pálida. Antes de tirarem a fotografia apliquem uma última e derradeira camada de bronzer, só para ficarem assim com mais uma corzinha, sem que se perceba que estão super maquilhadas. O truque é o mesmo que em televisão, se acham que já exageraram é porque está bom! 
6) Levem o Cabelo Esticado e Solto
Aqui foi onde me esbardalhei mais! Ai o cabelo… Duas coisas essenciais: não se pode ter o cabelo na cara e temos que o colocar por trás das orelhas. Posto isto, a melhor hipótese é esticar o cabelo (coisa que não fiz), dar uma vida às raizes para não parecermos lambidas e deixá-lo quietinho para trás das orelhas. Aviso de amiga: NÃO INVENTEM COM O CABELO. Less is more!
0

Comments

  1. Catarina

    7 Maio, 2016 at 11:45 Responder

    Preciosas dicas. Infelizmente para mim já não vem a tempo 🙁 Fui renovar o passaporte em Março para ir aos EUA e fiquei absolutamente medonha. Acho que é a fotografia mais horrível de todo o sempre! Como te compreendo!

    uniquemacau.blogspot.com

Leave a comment

About